Case YogandoBR

O YogandoBR é uma plataforma de Yoga que idealizei em 2018. Na época, o tema ‘Yoga Online’ ainda era pouco explorado no Brasil.

Fui a pioneira em transmitir aulas ao vivo de Personal Yoga e em conectar profissionais de yoga brasileiros a praticantes de mais de 10 países, que demandavam por aulas de yoga na língua portuguesa.

Após estudar o mercado do Yoga no Brasil, tracei diferentes estratégias para posicionar o YogandoBR como marca relevante no digital e tornar a yoga uma prática acessível para brasileiros no conforto dos seus lares.

Aulas personalizadas: um dos principais diferenciais do negócio

Aulas, cursos e workshops eram ministradas em um formato 100% digital, de acordo com as necessidades de cada praticante. Através de um estudo de perfil digital na plataforma, cada praticante era direcionado à um profissional de Yoga que atendesse às demandas do praticante.

Um outro fator importante era o preço. Com os custos reduzidos em relação ao negócio, o valor cobrado por aula era de x.

Isso fez com que em 2 anos a plataforma conquistasse mais de 4 mil praticante de yoga desde sua fundação.

Comunidade de Profissionais do Yoga

Conectei centenas de profissionais de Yoga aos praticantes em um formato 100% online. Este diferencial, além de gerar benefícios para o consumidor final, gerava inúmeros benefícios para os profissionais.

– Acesso a praticantes de Yoga do mundo todo

– Melhor qualidade de trabalho

– Diminuição de custos com estúdio e outras despesas operacionais

– Plataforma disponível para que pudessem dar aulas

Formação de Novos Profissionais do Yoga

A proposta do YogandoBR foi se modificando no decorrer dos anos para também atuar com cursos profissionalizantes voltados à profissionais de Yoga:

– O curso “Formação de Professores” teve mais de 300 alunos, onde eram ensinadas: Método de Vinyasa Flow Yoga; Filosofia do Yoga; Historia do Yoga; Anatomia do Yoga.

– Desenvolvemos o primeiro curso de Empreendedorismo no Yoga do Brasil, onde eram abordados temas como: Como construir uma marca sólida no mercado do Yoga; Como começar a empreender; Estudo de mercado; Planejamento estratégico; Construção de Branding; Construção de estratégia de Marketing; Definição de público-alvo e Avatar; Definição de esteira de produtos; Estratégia de vendas e precificação.

Estratégia de Comunicação

Nada disso teria acontecido se não fossem as estratégias de comunicação assertivas que utilizei:

Branding:

Desenvolvi uma marca moderna, que era percebida nas cores, tipografia, fotos, vídeos, linguagem e tom de voz utilizados.

Narrativas:

O principal objetivo do YogandoBR como marca era desmistificar a prática de Yoga e torná-la acessível

Utilizei como principal ferramenta o Youtube e Instagram, onde consegui milhares de visualizações em meus conteúdos e conquistei 25 mil seguidores no Instagram.

Temas como “Yoga não te aprisiona, te liberta”, “Como a filosofia do Tantra Não Dual me fez ver o Yoga fora da bolha namastê”, “5 passos para começar a empreender no Yoga” são exemplos de conteúdos que geraram grandes resultados em termos de leads e engajamento.

Trouxe perfis de praticantes de yoga pouco explorados na comunicação tradicional de yoga. Mulheres periféricas, público LGB, Professores de filosofia da Oxford, etc.

Tráfego:

Usava o tráfego pago a cada novo lançamento da plataforma ou um novo curso de formação de Professores (que tinha uma periodicidade média a cada 6 meses).

Venda da Plataforma YogandoBR

Em 2022, a plataforma foi vendida contendo 7 infoprodutos (Vinyasa Flow do Zero, Yoga da Mulher Selvagem, Tantra Não Dual, Filosofando em Movimento, Empreendedorismo no Yoga, Filosofando em Movimento e Combo “A Dona do Poder”) sendo um negócio digital rentável e sustentável.

O processo de transição contou com a minha consultoria e acompanhamento da nova proprietária, Letícia Guidi.

 

“Ter o suporte da Larissa após a compra do YogandoBR foi essencial para que eu pudesse entender todo o processo de construção da marca,como a marca havia crescido e se posicionado no mercado de Yoga e como eu iria tocar dali em diante.

Comprar uma marca já consolidada é bom, mas tem seus desafios, pois já pegamos o carro andando, o que nos exige muito em termos de entender o que estava acontecendo ali antes para poder colocar nossa própria identidade. E a Larissa me ajudou muito com uma consultoria personalizada, voltada para o que eu queria construir com a marca e, assim, poder trazer a minha comunicação.

Com a ajuda dela ficou muito mais fácil eu conseguir enxergar o todo da empresa e poder direcionar para onde ir. Ela me deu todo o treinamento de funcionamento da empresa, de esteira de produtos, branding, público.

Ter a ajuda dela nesse momento tornou o processo menos demorado e mais assertivo. Recomendo muito o trabalho dela!

– Letícia Guidi, YogandoBR

 

Brisa Comunicação

Foi a partir desse processo que tive a ideia de criar a Brisa, uma consultoria de negócios e comunicação para fornecer para outras empresas e profissionais todos todos os meus aprendizados no desenvolvimento de negócios e posicionamento de marca.

Como pilar central, acredito no movimento slow, que busca o equilíbrio entre a lucratividade do negócio e os impactos individuais, sociais e ambientais.